294082730159

662 palavras 3 páginas
ETAPA 4

As principais significações dos jogos na Educação Infantil.

Atualmente, vem sendo bem mais a utilização dos jogos devido que acreditamos que as atividades lúdicas na escola ampliam o desempenho das capacidades cognitivas e das interações sociais. Sendo assim, dá-se ênfase maior para o desenvolvimento do ser humano levando o aprendizado ao aluno de forma significativa aliando-se as brincadeiras antigas aos conteúdos e aprendizagens previstas nas grades curriculares das escolas.

Em algumas décadas atrás não existia uma visão de que a criança necessitava de diferentes estímulos cognitivos, afetivos e motivadores, pois as brincadeiras eram somente fora da sala de aula e sem nenhum objetivo, assim nos dias de hoje já temos outra visão, mas mesmo assim ainda há assuntos de muitos questionamentos.

Nesse sentido deve-se dar a importância da ludicidade no ambiente escolar, que vem a favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento infantil de uma maneira mais prazerosa.

Nesse texto Piaget (1978), nos mostra que há 3 classificação para os jogos e ainda diferenciando as idades nisso nos mostra que a assimilação= (interpretação), acomodação=( estrutura mental capaz de se modificar).

Os jogos são classificados como: jogos de exercício e são os primeiros a surgirem na vida das crianças, onde há descobertas pelos movimentos;

Os jogos simbólicos a partir dos 2 anos, onde a criança tem a capacidade de representação e a função simbólica, ex: quando a criança brinca de casinha está representando o mundo real que vive.

Os jogos de regras no período de 4 a 7 anos e posteriormente entre os 7 e 11 anos, porém para Piaget (1978), à criança não se impõe regras, mas isso se faz devido às relações que o mundo estabelece socialmente ou individualmente. Com a regra se destina uma regularidade e a participação de pelo menos duas pessoas, ex: a dama.

O objetivo dos jogos em sala de aula nos dá a oportunidade de conhecer um pouco

Relacionados