291655485 Condutividada Eletrica

454 palavras 2 páginas
DISCIPLINA: CCE0315 – QUÍMICA DO PETRÓLEO I CURSO: ENGENHARIA DE PETRÓLEO

AULA PRÁTICA 04: DETERMINAÇÃO DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DO

ÁLCOOL ETÍLICO HIDRATADO COMBUSTÍVEL (AEHC).

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Etanol combustível (álcool etílico combustível) é um combustível destinado ao uso em motores Ciclo Otto e que possui como principal componente o etanol, especificado sob as formas de álcool etílico anidro combustível ou etanol anidro combustível e de álcool etílico hidratado combustível ou etanol hidratado combustível, produzido e/ou comercializado pelos agentes econômicos, conforme regulamentação da ANP.

O álcool etílico hidratado combustível – AEHC é produzido de modo a atender requisitos definidos de qualidade. Tais requisitos têm como objetivo garantir que o produto atenda todas as condições necessárias para o bom funcionamento dos motores, bem como do meio ambiente. Combustíveis fora das especificações estabelecidas em lei podem causar diversos danos ao motor e a outros componentes de veículo.

A gasolina comercial brasileira possui em sua composição atual o percentual de

25% de Álcool Etílico Anidro Combustível (AEAC) que é considerada a faixa aceitável para um bom funcionamento do motor à gasolina. Observando-se a propriedade da condutividade elétrica do álcool etílico, ao contrário da gasolina tipo “A” (isenta de AEAC) que não conduz eletricidade, é possível determinar em porcentagens, a quantidade de Álcool Etílico Anidro Combustível que foi adicionado à gasolina.

OBJETIVOS

Determinar a condutividade elétrica do álcool etílico hidratado combustível

(AEHC) e comparar com os padrões exigidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás

Natural e Biocombustíveis (ANP).

RECURSOS NECESSÁRIOS
(para cada bancada)

Docente: MSc. Horacimone Lopes. E-mail: horacimone@yahoo.com.br

 01 Equipamento condutivímetro;

 01 Béquer de 50 mL;

 30 mL de Etanol;

 30 mL de

Relacionados