2873208712

1657 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE DE GUARULHOS UNG

BIANCA ALVES MOREIRA
ROBSON MARTIELO MARQUES

SONO E VIGÍLIA

GUARULHOS - SÃO PAULO
2014
BIANCA ALVES MOREIRA
ROBSON MARTIELO MARQUES

SONO E VIGÍLIA

Trabalho de pesquisa, apresentado a Universidade de Guarulhos UNG, como parte das exigências para aprovação em Neurofisiologia.
Orientador: Mestre Rui Bernardes

GUARULHOS - SÃO PAULO
2014
- Introdução
É importante por abordar o sono, pois o ser humano passa cerca de um terço de sua vida dormindo e esta é a maior prova de que o sono é realmente importante em nossas existências. O desempenho das funções do nosso cérebro e do nosso corpo este diretamente ligado ao descanso obtido durante a noite. Uma noite mal dormida pode nos causar danos como falta de coordenação motora e lentidão no raciocínio.
A nossa saúde depende de diversos fatores, mas o sono é primordial, pois não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. É durante o sono que ocorrem vários processos metabólicos e se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo.
Nos últimos anos, aprendeu-se bastante sobre o sono, e graças ao desenvolvimento tecnológico e as novas invenções, como por exemplo, o eletroencefalograma, foi possível estudar as ondas cerebrais e demonstrar que o sono não é um período inativo de descanso, mas um período de altas atividades. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, esta mais propensa a infecções, a obesidade, a hipertensão e ao diabetes.

- Fisiologia do Sono
O sono é um processo biológico com a finalidade de reparação e manutenção do equilíbrio psicossocial do ser humano e, hoje se sabe que o sono normal esta estruturado fases e estágios. De acordo com Bezerra (2003), as fases do sono diferem entre si em todo seu ciclo e são divididas em dois

Relacionados