2871348

5657 palavras 23 páginas
SERVIÇO SOCIAL: DAS TRADICIONAIS PRÁTICAS AOS DIAS ATUAIS
Franciery Raquel Xavier S. Sousa1
Jaldênia Araújo Nóbrega1
Janaína Gomes Lisboa1
Maria Dayanne de S. Cabral1
Thaís Machado Pinto1

Resumo: O Serviço Social entendido como profissão inserida na realidade e que sofre inflexões diretas da dinâmica social, é transpassado por transformações que moldam sua ação através da história. Mudanças no que diz respeito à sua atuação, sua formação teórica, seu campo ético-político e as teorias que embasam sua ação no decorrer das décadas, na qual podemos citar o neotomismo, o positivismo, a fenomenologia e por último, a sua aproximação com o marxismo, corrente teórica que permanece nos dias atuais. Este presente artigo tem como objetivo, portanto, discorrer acerca do Serviço Social brasileiro, dando ênfase às transformações ocorridas na profissão no decorrer das décadas. Inicia-se como seu surgimento e perpassando todo o desenvolvimento da profissão destacando os fatos marcantes de cada década e finalizando com a construção do serviço social que temos hoje.
Palavras chave:

Introdução
O seguinte artigo tem o objetivo de traçar os caminhos que o Serviço Social levou, fazendo um paralelo desde seu surgimento, enquanto prática profissional, até a atualidade, passando a prestar seus serviços em programas e instituições governamentais ou privados, e a contribuir para o processo de desenvolvimento do capital, ate a contribuição dos profissionais para a inserção da classe trabalhadora nas decisões políticas da sociedade.
Também iremos abordar quais as referencias teóricas que o Serviço Social utilizou desde os anos 30, baseado na Doutrina Social Cristã, até o Marxismo, usada nos dias atuais.
Além disso, abordaremos, dentre outras coisas, a participação do Serviço Social nos Congressos Nacionais e latinos americanos, sua importância para o processo de democratização do Brasil( que saia de uma ditadura), alem das técnicas usadas pelos

Relacionados