28681999401/59

423 palavras 2 páginas
1º. Academia de Platão em Atenas atividades encerradas + fundação da Ordem Beneditina = impedimento da expansão da filosofia grega. Ensino, reflexão e meditação restrito aos conventos - "Idade Média - Mil anos de escuridão" - porém é nesse período que se institui a educação pública, com o objetivo de aceitação da nova religião. Explique como a educação pública nos dias atuais cumpre objetivos de aceitação e como isso contribui para a nossa atual sociedade.

2º. Renascimento desenvolvimento do empirismo - relate as experiências empiristas narradas no texto

3º O Barroco, século XVII, tensão entre oposto inconciliáveis: a ostentação da vida e renuncia ao mundo (carpem diem ao memento mori); esse período também é marcado por grandes conflitos e mudanças e a filosofia chega ao chamado materialismo, explique como, segundo o texto, isso ocorre. E ao pensarmos no desenvolvimento filosófico/científico do período explique como o empirismo e o materialismo adentram os muros escolares.

3º Segundo Espinosa, nós seres humanos, somos dirigidos por aptidões interiores e condições exteriores, lendo o capítulo sobre esse autor, como podemos trazer essas questões de aptidões e condições para entendermos os alunos e suas dificuldades em sala de aula?

4º Empirismo (Locke, Berkeley e Hume) "Um empirista defende que todo o saber acerca do mundo provém daquilo que os sentidos nos transmitem. A formulação clássica de uma posição empirista provém de Aristóteles, que afirmava que nada estava na consciência que não tivesse estado primeiro nos sentidos." (173)
Locke trabalha com a ideia de que a nossa consciência é uma lousa em branco, porém não recebemos informações passivamente, porém a princípio temos a chamada "sensação simples" e posteriormente a "sensação complexa"
Hume - tinha a intenção de regressar a forma como a criança enxerga o mundo. Os homens vivem de impressões e ideias. "Hume fala de um "conjunto de diversos conteúdos da consciência que se seguem uns aos

Relacionados

  • 28681999401/59
    423 palavras | 2 páginas