281056560116

1113 palavras 5 páginas
FACULDADES INTEGRADAS TERESA D’ÁVILA

ALCIONE APARECIDA
DANIELA VÊNTOLA
IARA MURAYAMA
MAITÊ BARBOSA
PATRICIA APARECIDA
ROSILAINE CRISTINA

RESENHA: UTILIZAÇÃO DO MODELO DIDÁTICO ANALÓGICO (MDA) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A ESTRUTURA DA TERRA DIANA BORGES DOS SANTOS MARIA ELENA – INFANTE MALACHIAS ESCOLA DE ARTES , CIÊNCAIS E HUMANIDADES (EACH) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Trabalho apresentado a Disciplina de Fundamentos Biológicos da Educação doCurso de Pedagogia da Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – FATEA. Professor Luiz Fernando
.

LORENA – SP
2014
Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma sequência de aulas utilizando o Modelo Didático Analógico (MDA) com o intuito de contribuir na aprendizagem dos estudantes e promover a metacognição. O MDA é um modelo onde os alunos elaboram analogias, com o auxílio do professor, relacionando elementos do cotidiano e elementos da ciência escolar. Nesta sequência, estudantes de quinto ano do ensino fundamental utilizaram abacates como elementos do cotidiano e como elementos da ciência a estrutura da Terra. Os resultados permitem perceber que a utilização do MDA favoreceu a aprendizagem dos alunos, o que pode ser evidenciado nas relações estabelecidas entre o conteúdo da ciência escolar e os elementos do cotidiano, assim como nas explicações destas relações que demonstram o exercício da metacognição.
O ensino de ciências em geral tem sido marcado por um estilo rígido e impessoal, cuja principal função tem sido avaliar se o conhecimento foi transmitido corretamente.
Esta situação pode provocar dificuldades no aprendizado dos estudantes e um distanciamento entre a linguagem utilizada cotidianamente por estes e a linguagem erudita utilizada pelos professores.
O Modelo Didático Analógico (MDA) (Galagovsky & Aduriz-Bravo, 2001) consiste num modelo de analogias centrado no

Relacionados