280833120116

529 palavras 3 páginas
A importância da vitamina C na sociedade através dos tempos

Nos necessitamos de vitamina c para a formação adequada do tecido conjuntivo, como o colágeno.
As fibras desta proteína mantem junto o tecido da pele, músculos, vasos sanguíneos, tecidos em cicatrização e outras estruturas corpóreas.
O homem o macaco, alguns pássaros e peixes não sintetizam a vitamina c, por não possuírem a enzima gulonolactona oxidase, envolvida na biossíntese do ácido l-ascórbico a partir de D-glicose, sendo obtida através da ingestão dos alimentos.
Quando a alimentação fica com deficiência de vitamina c, pode ocorrer a síntese defeituosa do tecido colagenoso e o desenvolvimento da doença conhecida como escorbuto.
Durante muito tempo até o final da idade média muitos sofriam de escorbuto,
Por não terem alimentos frescos, pois o ácido ascórbico pode ser decomposto por enzimas especificas ácido ascórbico oxidase e fenolase presentes no vegetal.
Essa doença apresentou uma incidência diminuída com a introdução da batata como fonte de vitamina c na dieta alimentar europeia.
O isolamento e a identificação química do fator antiescoburto denominado vitamina c, constituiria um dos grandes desafios da química moderna. O bioquímico Húngaro Albert Szent-Gyorgyi estudioso de reação e desoxidação de nutrientes e da produção de energia, isolar uma pequena quantidade de um agente redutor da glândula adrenal com a formula C6 H8 O6, mais testes biológicos em um animal não apresentou qualquer evidencia de que este prevenia o ácido escorbuto ,tal descoberta se deu o nome ácido hexuronico.
Szent-Gyargyi enviou uma amostra de acido hexuronico a Norman Hawarth, professor de química orgânica da universidade de Birminghan, para ilustração de sua estrutura , contendo dois grupos hidroxila (OH) ligados a dois átomos de carbono, os quais estavam por uma dupla ligação. Com o propósito de confirmar sua estrutura, Haworth decidiu sintetizar a vitamina em laboratório, o que confirmou a estrutura de

Relacionados