277263870159

1850 palavras 8 páginas
Estudo de Caso
PANCREATITE AGUDA

Rogério S. Moraes
Graduando em Medicina Veterinária
4º ano
Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU)

Sumário Anatomia e Fisiologia 1 Pancreatite 2 Etiologia 3 Sinais clínicos da pancreatite 4 Pancreatite canina, sinais clínicos 4 Diagnostico (Sinais clinicos e achados físicos) 4 Achados laboratoriais 5 Ultrassonografia 6 Tratamento Médico 6 Estudo de caso 6 Conclusão 9 BIBLIOGRAFIA 10

Anatomia e Fisiologia

O pâncreas é uma glândula em forma de V, onde secreta substancias, ele esta localizado no abdomem cranial que compreende uma porção endócrina e exócrina. A porção endócrina (Ilhotas de Langehans) possui substancias que vai para o sangue, a exócrina (Acinos) ela produz substancias que é jogada para o meio exterior, ao invés de ir para o sangue ela vai para luz do intestino onde contem bactérias (meio exterior).
O pancreas exócrino produz algumas enzimas como: * Tripsinogênio transforma em tripsina onde ajuda no metabolismo das proteínas * Lípase quebra as gorduras (lipídio) * Amilase ajuda a digerir o amigo (CHO)
Essas enzimas são produzidas dentro das células que produzem os acinos onde são liberadas para luz do intestino, elas possuem alto poder destrutivos, elas não destroem o pâncreas pois são envolvidas em vesículas onde são mecanismos protetores. Quando no pâncreas ocorre inflamação as enzimas vão para o sangue e com seu poder destrutivo afeta os órgãos vizinhos como fígado ,onde ele vai liberar suas enzimas como ALT,FA, com isso avaliação dos enzimas do fígado e órgãos vizinhos é importante para um diagnostico de pancreatite. As enzimas do pâncreas fecham a luz da vesícula biliar, ocasionando ictericia.

Pancreatite

A pancreatite é uma afecção inflamatória onde pode ser aguda ou crônica do pâncreas, que se desenvolve onde ativação das enzimas resulta em alto digestão progressiva da glândula,podemos classificar a pancreatite em algumas formas: * Pancreatite aguda

Relacionados