27279062857

1929 palavras 8 páginas
EXTENSOMETRIA

INTRODUÇÃO:
O extensômetro elétrico de resistência é um elemento sensível que transforma pequenas variações de dimensões em variações equivalentes de sua resistência elétrica. Sua utilização constitui um meio de se medir e registrar o fenômeno da deformação como sendo uma grandeza elétrica.
O extensômetro elétrico é utilizado para medir deformações em diferentes estruturas tais como: pontes, máquinas, locomotivas, navios e associado a instrumentos especiais (transdutores), possibilitam a medição de pressão, tensão, força, aceleração e outros instrumentos de medidas que são usados em campos que vão desde a análise experimental de tensão até a investigação e práticas médicas e cirúrgicas. As características do extensômetro elétrico de resistência podem ser resumidas no seguinte: - Alta precisão de medida;
- Baixo custo;
- Excelente resposta dinâmica;
- Excelente linearidade;
- Fácil de instalar;
- Pode ser utilizado imerso em água ou em atmosfera de gás corrosivo, desde que se faça o tratamento adequado;
- Possibilidade de se efetuar medidas à distância.
Devido a todas estas vantagens atualmente o extensômetro elétrico de resistência é indispensável a qualquer equipe que se dedique ao estudo experimental de medições.

HISTÓRICO:
Em 1856 o professor da Royal Society of London,William Thomson (Lord
Kelvin) notou que a resistência elétrica de um condutor aumentava, quando este era submetido a uma força de tração, e diminuía quando a força de tração diminuía.
Esta descoberta só teve sua aplicação prática para a realização de medidas, com as experiências levadas a efeito pelo norte-americano P.W. Bridgman em 1923.
Mas somente na década de 1930 a 1940 que Roy Carlson realmente aplicou o princípio, na construção de extensômetro de fio livre, que são utilizados até hoje em transdutores de pressão, aceleração, torção e outros, isto devido à sua excelente estabilidade. Em 1937 - 39, Edward Simmons (Califórnia Institute of

Relacionados