272188140108

353 palavras 2 páginas
DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

É exatamente a Técnica do Regime de Caixa que dá base para a estruturação de um instrumento indispensável para tomar decisões para todos os tipos de empresa: Demonstração do Fluxo de Caixa
Essa demonstração vai mais longe que a simples apuração de resultado no período (receita recebida menos despesas paga). Consideram-se investimentos, amortização de financiamentos, dividendos etc.
De forma condensada, a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) indica a origem de todo o dinheiro que entrou no Caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do Caixa em determinado período e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro.
Assim como a Demonstração de Resultado do Exercício, a DFC é uma demonstração dinâmica e também está contida no Balanço que, por sua vez, é uma demonstração estática.
Essa demonstração procura evidenciar as modificações ocorridas no saldo de disponibilidades (caixa e equivalentes de caixa, como saldo bancário e aplicações financeiras) da companhia em determinado período, através de fluxos de recebimentos e pagamentos. Além da demonstração da mudança do saldo de caixa da companhia, a Demonstração do Fluxo de Caixa abre variações do Capital Circulante Líquido, o que nem sempre é evidenciado.

Exemplo:

Demonstração do Fluxo de Caixa Período de 01/01/12 a 31/12/12

Saldo inicial de Caixa em 01/01/12............................................................4.000
(+) Entradas Operacionais
Recebimentos de Vendas
• Duplicatas recebidas de clientes......................................................38.000
• Vendas a vista.......................................................................................262
• Adiantamento de clientes......................................................................400
• Descontos de duplicatas.......................................................................600
Recebimento de outras receitas

Relacionados