271273530414

1693 palavras 7 páginas
O Sistema de Turismo (SISTUR)
Após o estudo do mercado turístico, vamos voltar nossa atenção para estruturas que sustentam o funcionamento da atividade turística – o Sistema de Turismo.
Como você já percebeu, o turismo é influenciado e exerce influência no ambiente em que se desenvolve. A atividade turística faz parte de um contexto mais amplo, que é o das relações das sociedades humanas.
Podemos entender o turismo, portanto, como um sistema que contém diversos elementos que interagem entre si e com o meio circundante. Nessas interações o turismo influencia e sofre influência de muitos fatores, como a economia, a política e a cultura. Você já parou para pensar em como uma mudança no governo, por exemplo, pode afetar o desenvolvimento turístico?
Como sistema, o turismo abriga também alguns subsistemas, unidade menor de funcionamento do fenômeno turístico, como as relações ambientais, que iremos estudar mais profundamente.
Ao entendermos o turismo como um sistema, reconhecemos a importância das relações entre seus elementos. Isso porque o bom funcionamento de qualquer sistema depende do relacionamento entre seus elementos, ou subsistemas, ou seja , não basta sabermos que existem a oferta e demanda , precisamos entender a dinâmica que liga um elemento ao outro.
Portanto, um sistema não e apenas a soma de suas unidades, mas resulta das interações entre elas.
Quem trabalha com o turismo deve conhecer os fatores que estão direta ou indiretamente ligados a ele. São por esse motivo que você precisa estudar, em nosso curso, disciplinas como Inglês,
História, Contabilidade e Marketing. Além da formação técnica específica, em nossa área é muito importante possuir conhecimentos gerais.

Elementos do SISTUR
O SISTUR é uma metodologia de estudo dos fenômenos turísticos elaborados pelo professor Mário Carlos Beni (1998). É muito importante conhecer suas conclusões, pois a maior parte dos autores da área utiliza essa teoria. Beni identificou os elementos do SISTUR,

Relacionados