26734644

1648 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
POLO BAURU/SP

SERVIÇO SOCIAL

SERVIÇO SOCIAL NA CONTEPORANIEDADE

Profa. Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

BAURU-JUNHO DE 2013

TUTORA PRESENCIAL

PROFA. VANESSA CRISTINA DE OLIVEIRA FARINA

ALUNOS

CILENE C. CORCIOLI
RA: 4658895016
LILIAN TAVARES DA SILVA
RA: 6506262819
NOEMI A. MEDEIROS
RA: 6741303275
THALITA P. B. MARQUES
RA: 6787399488
THIAGO JOAO G. BARREIRO
RA: 6788422913

INTRODUÇAO
A análise do serviço social na contemporaneidade nos mostra que desde os primórdios, os assistentes sociais se sentiam manipulados e controlados por uma massa que, conforme a ATPS, mostrará que lutamos, e ainda se encontramos muitas vezes de mãos atadas.
A igreja no começo, no decorrer da história o neoliberalismo, o governo, e ainda a influencia de outras profissões.
Não passaremos um modelo de evolução pessimista, mas sim, um retrato fiel e verdadeiro para todos os integrantes calouros desta linda e gratificante profissão.

SERVIÇO SOCIAL NO TEMPO

Antigamente o Serviço Social era filantrópico, prestado apenas como forma de caridade à população desfavorecida. A partir das décadas de20 e 30 houve a emergência e a institucionalização do Serviço Social como trabalho sob a influência da igreja católica européia.
A partir da década de 40 a profissão passa a receber influências norte-americanas, tanto na formação profissional quanto na área de atuação. A área da saúde passa a ser o maior campo de absorção de assistentes sociais que tinham uma tarefa educativa com a intervenção normativa no modo de vida (higiene, prevenção de doenças...) e atuou em programas prioritários estabelecidos pelas normatizações da política de saúde.
Na iniciativa privada o assistente social trabalhava para equilibrar a força de trabalho, buscando fazer com que os trabalhadores não se rebelassem e sempre dessem o

Relacionados