266024920116

3316 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

ALINE AP. EDUARDO - RA: 6784383886
MONICA FARIAS MOURA - RA: 6579312953
ROSELITA LIMA DE SOUZA - RA: 6506283955
SOLANGE REGINA SILVA - RA: 6787374826

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

Atividade Prática Supervisionada na disciplina de Projeto Multidisciplinar I do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora: Profª Maria Glauce Soares Casimiro e Tutora Presencial Eloisa Flora Giglio Deois.

SÃO PAULO / SP
2014

INTRODUÇÃO

Neste contexto será apresentado o êxito dos projetos educativos, os quais pressupõem a existência do educando como sujeito no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a educação formal e política que visa oferecer condições para o desenvolvimento social e profissional do aluno enquanto processo constitutivo. Eles são capazes de fazer o aluno ultrapassar eventuais obstáculos, explorando-os com instrumentos favoráveis à sua própria afirmação, bem como, levar o professor a despertar o interesse na articulação entre as disciplinas, abrindo espaço para a construção e execução da realidade no processo educacional. Observaremos que o processo educativo envolve o projeto pessoal do educando, uma vez que, estes, estão submetidos à conteúdos fragmentados e precisam alcançar uma efetiva prática transdisciplinar.

Etapa 1
ETAPAS DE UM PROJETO EDUCATIVO TRANSDISCIPLINAR

Para Fernando Hernadez e Montserrat a principal proposta para os professores é que devem reorganizar o currículo por projetos, o educador deixa o papel de transmissor de conteúdos para transforma-se em pesquisador e o aluno sendo o sujeito do processo de aprendizagem. Tudo pode ser ensinado por meio de projetos desde que seja muito bem elaborado e tenha embasamento literário.
Um projeto transdisciplinar implica na

Relacionados