265 Matriz Atividade Individual Int Eco Pos Adm M2 Nova9

602 palavras 3 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 02
Atividade: 01
Título: Analisar o problema dos cartéis na economia brasileira
Aluno: Natália Villela Cordeiro
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: IEPOS_457_022015
Introdução

Cartel é um acordo explícito ou implícito entres empresas concorrentes a fim de fixarem um preço X no mercado, dividirem clientela e mercados de atuação, cotas de produção, eliminando assim a concorrência e aumentando seus lucros.
Operam como se fossem uma empresa só.

Principais características do cartel

No ano de 2013, quarto companhias aéreas (American Airlines, ABSA Aerolíneas Brasileiras, Varig Log, Alitalia) foram condenadas pelo CADE por formação de cartel no segmento de transporte aéreo de cargas.
As empresas decidiam preços em conjunto, trocavam informações entre si para definir taxas de reajustes de uma taxa adicional cobrada pelo combustível no transporte de carga e combinaram data que aconteceria o reajuste. Essa cobrança era relevante no preço final do frete.
Todas as quatro foram multadas, bem como seus funcionários e diretores da empresa. Foram condenadas também a publicarem e informarem sobre a condenação da prática do cartel.
As companhias também foram investigadas pelas autoridades dos EUA, Canadá, Austrália, África do Sul e União Européia.
Outras companhias também participaram do cartel. A Lufthansa denunciou a formação sendo poupada da penalização, bem como, a Swiss Airlines que também colaborou com a investigação. A acusação contra a United Airlines foi arquivada por falta de provas. Já a Air France e KLM confessaram a ilegalidade e assinaram um acordo pagando um montante para encerrar o caso.

Importância do CADE

O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) é importante pois, orienta, fiscaliza, previne e apura abusos econômicos.
Zela também, pela livre concorrência no mercado, fomenta e dissemina a cultura da livre concorrência.

Possibilidade de aplicação da teoria dos jogos

A Teoria dos Jogos analisa o

Relacionados