262928590116

6621 palavras 27 páginas
Ácido Acetilsalicílico:
Ação
Esta substância tem a propriedade de baixar a febre (antitérmico), aliviar a dor (analgésico) e reduzir a inflamação (antiinflamatório). Por isso, é utilizado para alívio dos sintomas de várias doenças como gripes, resfriados e outros tipos de infecções.
Indicação
Dor ligeira a moderada; febre. Profilaxia secundária de acidentes cardio e cerebrovasculares isquêmicos.
Administração:
O Ácido Acetilsalicílico é rapidamente absorvido por via oral, um pouco no estômago e a maior parte nas porções iniciais do intestino delgado, ocorrendo também absorção retal (que no entanto é menos confiável) e pela pele. Com absorção oral, alcança concentração plasmática considerável em 30 minutos, com pico máximo em 2 horas, apresentando uma biodisponibilidade de 70%. Pode no entanto, sob altas doses, atingir concentrações sangüíneas detectáveis por períodos de até 30 horas.A biotransformação ocorre em diversos tecidos, rincipalmente no fígado. Por estar ligado às proteínas plasmáticas(albumina), pode produzir toxicidade em casos de hipoalbuminemia. Ácido Acetilsalicílico apresenta meia vida plasmática em torno de 15 minutos e é excretado basicamente pelos rins, principalmente na forma de ácidos salicílico, salicilúrico e gentísico, ou glicuronatos, sendo outra parte excretada sem sofrer alterações. A excreção renal envolve filtração glomerular, secreção tubular ativa e reabsorção ativa. Adrenalina:
EPINEFRINA, SULFATO ( Broncodilatador )
Adrenalina, Dyspné-Inhal, Epinefrina
Apresentação: ampolas de 2 ml; ampolas de 1 ml com 1 mg. Conta-gotas de 6 ml para pulverização.
Ação:
Indicação ocorre neurotransmissão, o efeito é transmitido através dos receptores alfa e beta. O efeito nos receptores inclui vasoconstrição, contração do músculo dilatador da íris. Broncodilatador, diminuição da produção de humor aquoso.
Início do efeito: S.C.: 5 a 10 minutos; I.M.: 5 a 10 minutos; I.V.: imediato; inalação: 3 a 5 minutos.
Nível Sangüíneo: S.C.,

Relacionados