2615832604

358 palavras 2 páginas
Níquel

Definição
Níquel é um elemento químico de símbolo Ni, de número atômico 28 e massa atômica igual à 58,7. Em temperatura ambiente encontra-se em estado sólido.

Propriedades É um metal de coloração branca-prateada, condutor de eletricidade e calor, maleável e dúctil, porém não pode ser laminado, polido ou forjado facilmente. É resistente à corrosão e a maior parte do níquel ( 65%) é usada na produção de aço inoxidável.

Curiosidades É um metal conhecido desde a antiguidade, cerca do sec. IV a.C.
O níquel aparece na forma de metal nos meteoros junto com o ferro (formando as ligas kamacita e taenita), e acredita-se que exista no núcleo da Terra junto com o mesmo metal. Combinado é encontrado em diversos minerais como garnierita, millerita, pentlandita e pirrotita. O Brasil é o 10º maior produtor de níquel do mundo e a 2ªmaior reserva mundial conhecida está em Minas Gerais.
Aplicações
O níquel é bastante usado sob sua forma pura, para a produção de protetores de peças metálicas, devido à sua já mencionada alta resistência à oxidação (ferrugem). É aplicado principalmente em ligas ferrosas e não-ferrosas para consumo no setor industrial, em material bélico, em moedas, na área de transporte, nas aeronaves, na área de construção civil, aços inoxidáveis, ou ainda na produção do ímã artificial conhecido como Alnico (sigla referente aos componentes do mesmo: Alumínio, Níquel e Cobre).

Empresas de extração Anglo American Brasil LTDA, Vale S.A., Mirabela Mineração e Grupo Votorantim.
Obtenção
O níquel, assim como o vanádio são os elementos-traço mais comuns encontrados na composição química do petróleo, em geral estando mais enriquecidos nos óleos pesados.

Precauções Exposição ao metal níquel e seus compostos solúveis não deve superar aos 0,05 mg/cm³, medidos em níveis de níquel equivalente para uma exposição laboral de 8 horas diárias e 40 horas semanais.
Pode causar Intoxicações, mesmo leves, por níquel podem causar sintomas como

Relacionados