260707577 2 Lista De Fisica II

2227 palavras 9 páginas
2ª Lista de exercícios
Física II

Prof. Gilson Bispo Batista

Nota

gilson@fisica.ufmt.br fisicalunar.blogspot.com.br Aluno (a):

RA:

Curso:

semestre:
Questões
Aplicações das Leis de Newton
(Parte 2)

b) Determine a direção e o sentido da força F21 exercida pelo bloco 2 sobre o bloco 1 e calcule seu módulo.

1*. Um corpo de massa 5,0 kg é puxado verticalmente para cima por uma força F, adquirindo uma aceleração constante de intensidade igual a 2,0 m/s2, dirigida para cima. Adotando g = 10 m/s2e desprezando o efeito do ar, determine a intensidade de F.

4**. Uma locomotiva puxa 3 vagões de carga com uma aceleração de 2,0 m/s2. Cada vagão tem 10 toneladas de massa. Qual a intensidade da força de tração na barra de engate entre o primeiro e o segundo vagões, em unidades de 103 N? (Despreze o atrito com os trilhos).

2*. Na Terra, um fio de cobre é capaz de suportar, em uma de suas extremidades, massas suspensas de até 60 kg sem se romper. Considere a aceleração da gravidade, na Terra, igual a 10 m/s2 e, na Lua, igual a 1,5 m/s2.
a) Qual a intensidade da força máxima que o fio poderia suportar na Lua?
5**. Uma caminhonete de 2000 kg tenta resgatar um
b) Qual a maior massa de um corpo suspenso por esse operário a partir de um precipício, usando um cabo fio, na Lua, sem que ele se rompa? inextensível, que liga o veículo ao trabalhador, de massa 80 kg. Despreze o atrito na polia. Se o homem
3**. O bloco 1, de 4 kg, e o bloco 2, de 1 kg, represobe com aceleração de 1 m/s2, responda: sentados na figura, estão justapostos e apoiados sobre uma superfície plana e horizontal. Eles são acelerados pela força horizontal F, de módulo igual a 10 N, aplicada ao bloco 1, e passam a deslizar sobre a superfície com atrito desprezível.

a) Determine a direção e o sentido da força F12 exercida pelo bloco 1 sobre o bloco 2 e calcule seu módulo.
* Fácil
** Intermediário
*** Difícil

Dado: aceleração da gravidade local g = 10 m/s².
a) Qual a força que movimenta a caminhonete?
b) O cabo

Relacionados