25925 94500 1 PB libre

3278 palavras 14 páginas
Economia criativa no Brasil: quadro atual, desafios e perspectivas
Armando Dalla Costa*
Elson Rodrigo de Souza-Santos**
RESUMO - A cadeia produtiva da economia criativa no Brasil movimentou em torno de 16% do PIB em 2006 aparentemente considerado elevado, mas quando se olha o núcleo representava cerca de 2,59%. Este valor ainda é considerado baixo e, em função disso, não é capaz de colocar o país entre os 20 maiores produtores de bens e serviços culturais liderados por China,
Estados Unidos e Alemanha. Entretanto, ações de governos, entidades privadas e de ensino e pesquisa começam a colocar as atividades criativas como importantes para o desenvolvimento regional e nacional. Além disso, a economia criativa se apresenta como uma forma de introduzir um novo portfólio de produtos com maior valor agregado e competitivos no mercado internacional ao colocar o capital intelectual como um ativo de competitividade e diferencial no mercado externo.
Palavras-chave: Economia criativa. Brasil. Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
Neste artigo buscamos retomar o tema abordado no trabalho “Economia criativa: novas oportunidades baseadas no capital intelectual”, publicado no Boletim Economia & Tecnologia na edição de abril/junho de 2011, em que enfatizamos como as características da economia criativa enquanto a criação de riqueza através do capital intelectual e que se dissemina ao longo das cadeias produtivas. Por exemplo, Dowbor (2011) cita que o computador pode ter 95% do valor em conhecimento incorporado em áreas como design e software tendo os 5% restantes derivados das dimensões físicas. Desta forma, colocando a criatividade como um fator relevante para o estabelecimento das relações comerciais, competitividade e inserção econômica mundial na medida em que a capacidade de criar passa a ser mais importante do que a produção de commodities e produtos industriais de baixo valor agregado.
O foco do presente trabalho é aprofundar a discussão sobre economia criativa no
Brasil enfatizando

Relacionados