25897523

7464 palavras 30 páginas
INTRODUÇÃO

O SHOW VAI COMEÇAR
Senhoras e senhores! Orgulhosamente apresentamos um dos maiores espetáculos da escola! Com vocês as atividades circenses!

No presente trabalho, dissertaremos sobre as atividades circenses, buscando compreendê-las como possível conteúdo do componente curricular da Educação Física Escolares, uma vez que a tematização de atividades particulares ao circo para este ambiente pode oportunizar diversos saberes da cultura corporal. As atividades circenses são consideradas uma especialidade das artes, onde o corpo é o protagonista, nas quais os artistas se expressam através de suas ações, falas e gestos ensaiados. Essas atividades podem ser utilizadas nas aulas de educação física escolar desenvolvendo a atenção, motricidade, concentração, coordenação motora, entre outros.
Malabares, perna-de-pau, bolinhas, acrobacias e palhaços cada vez mais fazem parte do cotidiano das crianças em escolas brasileiras. Por meio das técnicas milenares, circos e companhias circenses divertem e ensinam estudantes.
O presente estudo trata desde os primórdios das artes circenses, enquanto espetáculos apresentados em locais livres, com artistas que aprendiam dentro da família e comunidade indo até os dias de hoje, onde no mundo inteiro existem escolas especializadas para o ensino da arte circense No capitulo I trata de pesquisa bibliográfica na qual foi relacionada vários tópicos sobre o assunto. No capitulo II trata-se da metodologia da pesquisa, resultado, discussões e considerações finais. Estará em foco ainda, a importância da introdução deste conteúdo nas grades escolares, como forma de despertar no homem o artista nato que existe dentro dele, provocando-o a interagir em grupo e criando umas sociedades mais voltadas às artes como um todo. As atividades circenses na escola, com certeza irão levar a cada criança, a magia dos contos de fábulas, às interpretações de cada ator, ao despertar da imaginação criadora e porque não dizer, ao

Relacionados