257701910159

449 palavras 2 páginas
As perspectivas da gestão escolar
A gestão educacional vem tentando organizar e superar, a deficiência dos departamentos administrativos do sistema de ensino e da instituição escolar. A gestão atual tem que ser dinâmica, articulada, participativa, e principalmente atualizada. Na sua competência a direção deve considerar as mudanças geradas na globalização, no que diz respeito ao ensino esse trabalho exige seriedade e agilidade na solução dos problemas. Os desafios são muitos, objetividade e orientação clara resultará em transformação significativa onde a carência de um efetivo atuante, afeta na aprendizagem do aluno, e na estrutura material da instituição. Para conseguir parcerias a gestão escolar tem que trabalhar de forma democrática, isso é a relação tem que ser na horizontal (Estado, governo) questão de hierarquia e na vertical (comunidade, empresas, alunos).
A dinâmica de mudança e suas implicações quanto à gestão
Atender as necessidades da escola, não é somente equipa-la com novas tecnologias e manutenção material do prédio, mas principalmente promover com qualidade o ensino/aprendizagem. Os alunos e seus familiares devem ser convidados a participar na busca por melhorias e serem esclarecidos sobre a responsabilidade do ensino dos mesmos, que pesa só sobre a escola, mas é de toda a sociedade.
Somando os esforços entre escola, família e sociedade, o ensino pode exercer pedagogicamente como deveria, formando o aluno crítico, reflexivo e participativo, com competências adequadas para enfrentar o padrão exigido pela sociedade, e também razão de ser, e escolher onde quer estar dentro da sociedade. Superação de modelo estático e segmentado de escola e de sua direção A concepção de descentralização, democratização da gestão escolar e autonomia da escola faz parte de um mesmo “corolário”, nele encontramos sistemas que buscam o desenvolvimento da democratização da gestão, sem pensar na autonomia do estabelecimento de ensino e sem descentralizar o poder

Relacionados