256633586

366 palavras 2 páginas
1-O que significa afirmar que “somos feito de tempo”?
Dizer que somos feitos de tempo, quer dizer que tudo que nos acontece hoje é conseqüência do que foi feito no passado e que se transformou em história. E que o momento atual também faz parte deste contexto, pois no presente é que será construído o futuro.

2-Explique por que a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.
A preservação da memória histórica é de total importância, pois através da história que consegue entender o presente. O mesmo acontecimento pode ser relatado de diversas formas, depende do entendimento e a dedução de cada pessoa que conta o fato histórico. Com o passar do tempo e com as alterações no ensino a história vai se reajustando, porém, sem perde sua essência.

3-Resumir os quatro argumentos de Antonio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.
1° Argumento: Para cultivar um saudável ceticismo.
Neste argumento ele representa a história da educação necessária para as pessoas terem duvida dela. Deve-se ter interesse de saber cada vez mais sobre a história e se fundamentar em estudos passados para conseguir entender os problemas do presente.
2° Argumento: Para compreender a lógica das identidades múltiplas.
A história da educação ajuda a entender as diferentes idéias e conceitos. Ela nos auxilia a entender as tantas crenças, tradições e etnia.
3° Argumento: Para pensar os indivíduos como produtores de memória.
Antonio Nóvoa deixa evidente que a história não se resume em narração do passado mais para desenvolver o próprio conceito. Neste argumento ele quer passar que somos criadores e não criaturas. E que a nossa descendência terão como base o que foi criado agora na atualidade para desenvolver outras coisas futuramente.
4°Argumento: Para explicar que não há mudança sem história.
Neste argumento ele esclarece que tanto o trabalho histórico

Relacionados