2546756875687

2049 palavras 9 páginas
Estudo Epistemológico da Filosofia do Direito Graus do Conhecimento

O saber comporta diversos níveis que variam conforme o grau de relação que se faz entre o objeto do conhecimento e outro fatos e fenômenos, dentre eles: Conhecimento Vulgar: Saber não reflexivo. No âmbito jurídico corresponde o conhecimento adquirido pela experiência. Carcteristicas : superficial; fragmentada; assistemico

Conhecimento científico: Apreensão mental das coisas por suas razões, através de métodos especiais de investigação. Caracteristicas : Sistemico,; numa área do saber unificada; unificada e aprofundada no conhecimento; método de estudo próprio.

Conhecimento filosófico: Apresenta um grau a mais em abstração e generalidade. Visando estabelecer princípios e conclusões ele toma por base de análise a universalidade dos fatos e dos fenômenos e própria vida humana.Caracteristicas: mais amplo nas áreas do saber; pretensão da unificação universal do conhecimento Conceito de Filosofia Conceito: Método pelo qual o homem se empenha em interpretar a universalidade das coisas. Indagação ou busca perene do conhecimento, mediante a investigação dos primeiros princípios ou últimas causas. Filosofia especulativa: Na filosofia especulativa, estuda-se o conceito do Direito sob diferentes vertentes, dentre elas: Gnoseologia: Teoria do conhecimento, integra a filosofia especulativa, cujos estudos abrangem a possibilidade, a origem e a essência do conhecimento. Reflexão: Ato em que verifica-se no intelecto a representação e interpretação de algo que existe em si próprio, como a sensações em geral, que não se encontram no mundo exterior ao sujeito. Ciência do Direito: Dogmática jurídica , cujo o objeto é a definição da ordem jurídica no plano do ser, do direito posto, não do ideal ou do dever ser. Nesta perspectiva de análise o jurista projeta o conteúdo das normas jurídicas como dogmas, pois não lhe cabe embaralhar os campos do ser e do dever ser.

Relacionados