254158865

4435 palavras 18 páginas
ADSL
Antes mesmo de falar sobre a tecnologia ADSL precisamos entender o padrão DSL. Todas as abreviaturas (IDSL, CDSL, DSL Lite, HDSL, SDSL, ADSL, RADSL, UDSL e VDSL) deste padrão foram criadas pela Bellcore Corp. [BEL] e estão associadas aos modens que cada uma utiliza. Portanto, é imprescindível que isto fique claro:
A tecnologia não está associada ao meio físico, e sim aos modens que serão utilizados pela mesma.
O mais interessante é que o meio físico utilizado é composto pelos mesmos velhos cabos de fio de cobre que utilizamos para estabelecer a nossa velha conexão discada . Só que desta vez podemos atingir uma taxa de transferência de até 52,8 Mbps (downstream do VDSL) ao invés da velha taxa de 56Kbps (modem convencional). Desta forma as companhias telefônicas podem usar os, aproximadamente, 750 milhões de fios de cobres já instalados no mundo [PRC], evitando maiores gastos com instalações de meio físico.
Para que possamos utilizar esta tecnologia precisamos de dois modens xDSL, unidos pelo meio físico, distando no máximo, aproximadamente, 5,4Km (para IDSL, CDSL, DSL Lite e ADSL). Veremos mais detalhes adiante com a tecnologia ADSL.
Apesar das tecnologias xDSL utilizarem o mesmo meio físico de sua linha telefônica, você pode usá-los simultaneamente sem nenhuma interferência. Ou seja, enquanto você navega pela Internet o seu telefone continua funcionando normalmente, livre para receber e efetuar chamadas, por exemplo.

O Que é ADSL?
Acrônimo de "asymmetric digital subscriber line".
Linha Digital Assimétrica para Assinante
ADSL é uma tecnologia que permite transferência digital de dados em alta velocidade por meio de linha telefônica de cobre comum, com pares trançados.
Baseada numa linha telefônica especial, esta tecnologia atinge de 256 Kbps até 9 Mbps no downstream (provedor -> assinante) e até 1 Mbps no upstream (assinante -> provedor) - um desempenho muito superior à média atual, que é de 56 Kbps.
O sistema divide sua linha em duas, uma

Relacionados