25139148803

4850 palavras 20 páginas
1 – INTRODUÇÃO

Este trabalho reporta toda a rotina dos procedimentos de recebimento até a armazenagem, baseados no SGQ da Enaplic, de uma das matérias-primas mais importantes na empresa - metalúrgica que produz máquinas e equipamentos para indústrias cerâmicas – que são as chapas planas de aço ao carbono.
Realizou-se um estudo focando as operações que fazem parte dessa rotina no departamento de Recebimento/Expedição da Enaplic.
O objetivo dessa análise centrou-se nas corretas práticas de trabalho, relacionadas aos procedimentos nos âmbitos administrativos e operacionais, com alto índice de enfoque na segurança.
Tendo como algumas ferramentas a filosofia de trabalho Lean, passando pelas análises críticas e percepções dos colaboradores envolvidos na tarefa, para que sejam identificadas, analisadas e tomadas ações corretivas e preventivas para melhorias no processo de descarregamento e armazenagem das chapas planas de aço ao carbono, e que, consequentemente seja certificado um correto fluxo do material na cadeia produtiva da empresa.

2 – A INSTITUIÇÃO
2.1 – A história da Enaplic

Sediada na cidade de Mogi Mirim, São Paulo à Av. João Pinto, n°1146, Pq da Empresa e sob a razão social de Pachino & Otero Indústria e Comércio Ltda, CNPJ 10391021/0001-39, teve sua história iniciada na cidade de São Paulo no ano de 1975, sendo seu parque fabril pioneiro na fabricação de fornos e secadores, para indústrias cerâmicas, na América Latina.
Sagrou-se líder do seguimento na segunda metade da década de 80 e hoje concentra suas operações na cidade de Mogi Mirim, atendendo principalmente a toda América do Sul. As instalações são dotadas de um moderno parque industrial, numa área coberta de mais de 25 mil m² e possui um efetivo de mais de 200 colaboradores.
Possui tecnologia, de ponta, própria, desenvolvida em mais de 35 anos de forte atuação e relacionamento com clientes. Tudo isso possibilitou a Enaplic ter seus projetos, processos e produtos atualizados

Relacionados