2464423201-83

542 palavras 3 páginas
RESENHA
Pensar no desafio de educar através da pesquisa é um método não muito usado em nossas escolas, pois o próprio material do professor já vem pronto, ou seja, não houve por ele, uma pesquisa sobre o conteúdo que será ensinado aos seus alunos, temos fora da escola um vasto campo de pesquisa, as crianças precisam, até por ser imaturas, usar seus sentidos com os objetos, plantas, pássaros, enfim, numa praça, por exemplo, temos um conteúdo para trabalhar muito rico e ainda temos revistas, jornais, livros, internet, sendo assim o material didático para pesquisa está completo, falta somente o uso dessas ferramentas.
Os alunos, em sua maioria, não buscam respostas para seus questionamentos acerca de diversos assuntos, quando estão resolvendo exercícios que necessitam de uma pesquisa dentro do texto ficam desanimados e muitas vezes desistem.
Por meio da pesquisa o aluno tem possibilidade de descobrir um mundo diferente, curiosidades. Dessa forma, o professor tem a incumbência de orientar os seus alunos na busca de informações, sua função é disponibilizar referências bibliográficas, oferecendo melhores condições de desenvolvimento da pesquisa. Além de atuar na orientação da construção de textos a partir do material da pesquisa, o professor deve ensinar como retirar as partes importantes do conteúdo pesquisado. Segundo Demo (2003, p. 7), “a aula que apenas repassa conhecimento, ou a escola que somente se define como socializadora de conhecimento, não sai do ponto de partida, e, na prática, atrapalha o aluno, porque o deixa como objeto de ensino e instrução”.Ao implementar a pesquisa como método de Ensino na Educação, além de ajudar o aluno a melhorar em sua disciplina, o ensina, talvez o mais importante, a ter autonomia para buscar cada vez mais o autoconhecimento, que vai levar por toda sua vida, não somente no período escolar.
Vivemos numa era tecnológica, virtual e dinâmica, quando as informações são processadas velozmente e modificadas a cada instante em

Relacionados