246333410132

991 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
SERVIÇO SOCIAL 1º SEMESTRE DISCIPLINA: FAMILIA E SOCIEDADE

Itapecerica da Serra Abril/2013

Conceito de família
No decorrer da historia existiram várias mudanças no âmbito familiar, tanto em seu interior quanto na sua relação com a sociedade. As mudanças das famílias teve sua trajetória da família medieval a família moderna. As famílias antigas moravam juntas onde não se tinha privacidade e eles tinham por missão a conservação e administração de bens. A partir do século XVI houve uma mudança significativa, onde assiste-se a um processo de nuclearização da família, onde seus membros familiares (pais e mães) buscavam privacidade, e que altera significativamente os espaços de morar, havendo a diluição de varias famílias que moravam no mesmo local, mas foi a partir do século XIX com a chegada da idade moderna, com a industrialização que as famílias foram para os polos urbanos e formaram suas famílias individuais: pai, mãe e filhos. Na família moderna com a individualidade dos casais e uma ruptura que garantia antes o poder ao sexo masculino, foi um dos principais fatores para a família atual e também o reconhecimento dos direitos da criança.

Tipos de família
Antigamente o desenho de uma família era simples : Pai, mãe e filhos.

No inicio do século XX, a hierarquia era predominante, sendo a figura masculina detentora do poder tanto familiar quanto na sociedade. Na segunda metade do século XX, por influências politicas, econômicas e sociais, houve mudanças e vários tipos de famílias.
Em uma analise de evolução para o surgimento de outros tipos de família, foi a modificação do poder que antes era só do homem, para a igualdade quanto a mulher. Já em 1943, segundo a legislação brasileira a mulher casada passou a ter o direito de trabalhar fora, com esta individualidade do homem e da mulher, ligados a fatores externos, culturais , econômicos e ligados a tecnologia, isto levou a muitos casais se separarem. .

Tipos de

Relacionados