244117285

3201 palavras 13 páginas
Partindo do ponto que o objetivo primordial da análise de balanços é oferecer um diagnóstico sobre a real situação econômica – financeira da organização, logo, as informações da análise de balanço estão voltadas para dentro e fora da empresa e não se limita apenas a cálculo de meros indicadores de desempenho.
Para que a análise possa espelhar a realidade de uma empresa, é fundamental que o prossional contábil tenha certeza dos números divulgados nas DC’s e quem, efetivamente, espelham a real situação líquida e patrimonial da empresa.
Além disso, o profissional contábil precisa saber se foram observados todos os procedimentos recomendados pelas normas em vigência, sendo um destes requisititos a realização de auditoria financeira, fiscal, tributária e operacional.
Para que se forneça uma análise de balanços ideal há alguns pontos que devem ser melhorados. Como a falta de clareza das DC’s e a falta de informações mais precisas nas notas explicativas e em outras peças auxiliares dos balanços; a falta de vontade dos representantes de algumas entidades de prestar as informações necessárias para que o profissional especializado possa efetuar a perfeita análise; a falta de auditoria operacional, patrimonial, financeira e tributária das demonstrações contábeis das entidades de capital fechado e a falta de credibilidade nos pareceres emitidos por alguns auditores “independetes”.
Enfim, esses são alguns pontos observados que se executados/aperfeiçoados, levam o analista de balanços a pareceres mais próximos da realidade. Evitando o analista de ser responsabilizado por divulgar informações imprecisas ou enganosas ao usuário e do usuário de sofrer algum prejuízo ao usufruir destas informações. Partindo do ponto que o objetivo primordial da análise de balanços é oferecer um diagnóstico sobre a real situação econômica – financeira da organização, logo, as informações da análise de balanço estão voltadas para dentro e fora da empresa e não se limita apenas a cálculo de

Relacionados