24342882836

302 palavras 2 páginas
1) Faça um levantamento das palavras e expressões que caracterizam a personagem Negrinha.
Negrinha tinha apelidos como: pestinha, diabo, coruja, barata descascada, bruxa, pata-choca, pinto gorado, mosca-morta, sujeira, bisca, trapo, cachorrinha, coisa-ruim, lixo teve tempo que foi bubônica.
Cresceu ouvindo frases de repressão como:
- Cale a boca, diabo!
-Quem é a peste que está chorando?
-Braços cruzados, já, diabo!

2) Descreva D. Inácia
Viúva sem filhos, gorda, rica, dona do mundo, dama de grandes virtudes apostólicas, esteio da religião e da moral, dizia o reverendo. Ela não admitia choro de criança.

3) Quais os tipos de castigos físicos aplicados na menina negra que pareciam ser herança do escravismo.
O corpo de Negrinha era tatuado de sinais, cicatrizes e vergões. Batiam-lhe sempre, por ação ou omissão , levava pontapés, colocavam de castigos de braços cruzados por horas, levava cascudos, cocres e beliscões.

4) Escolha um trecho do conto, copie e escreva uma justificativa para a escolha.
“Era de êxtase o olhar de Negrinha. Nunca vira uma boneca e nem sequer sabia o nome desse brinquedo. Mas compreendeu que era uma criança artificial”.
Negrinha sofreu uma desigualdade humana muito grande e apesar de todo sofrimento se encantou com um simples brinquedo.

5) Ler o conto de Machado de Assis: O Caso da Vara . Qual é a semelhança que este conto apresenta com o conto de Monteiro Lobato? Descreva a personagem Lucrecia.
Os dois contos falam sobre o egoísmo reinante nas posições sociais e a vida da criança urbana escrava mesmo sendo abolida a escravidão.
Lucrecia- Criança de apenas onze anos que bordava na casa de Rita, frágil, magricela, marcada por uma cicatriz e uma queimadura, tímida ria e tossia para dentro. Vitima da vara da patroa.

Relacionados