23521 27166 1 PB

2596 palavras 11 páginas
HELMINTOSES INTESTINAIS
II — PREVALÊNCIA E CORRELAÇÃO COM RENDA,
TAMANHO DA FAMÍLIA, ANEMIA E ESTADO NUTRICIONAL*
Elisete Silva Pedrazzani**
Dalva A. Mello**
Sergio Pripas***
Marta Fucci***
Calógeras A. de A. Barbosa**
Maria Cristina M. Santoro***

PEDRAZZANI, E.S. et al. Helmintoses intestinais. II - Prevalência e correlação com renda, tamanho da família, anemia e estado nutricional. Rev. Saúde públ., S. Paulo, 22:384-9, 1988.
RESUMO: Foi analisada a prevalência das helmintoses intestinais e suas associações com anemia, estado nutricional, renda e composição familiar em escolares de Santa Eudóxia, subdistrito de São Carlos,
SP, Brasil. Foram examinadas 254 crianças: dos resultados coprológicos, 37,8% foram positivos. O parasita mais freqüente foi o Ascaris lumbricoides (12,1%), seguido de Trichuris trichiura (4,8%), ancilostomídeo (3,7%) e Hymenolepis nana (3,7%). Ocorreu maior concentração de resultados positivos na faixa de 8 a 12 anos (51,9%). Foram diagnosticadas como anêmicas 14,7% das crianças e 15% como desnutridas. Das correlações estudadas, apenas aquela entre helmintose e tamanho familiar mostrou resultado estatisticamente significante.
UNITERMOS: Helmintíase, incidência. Inquéritos epidemiológicos. Anemia, incidência. Estado nutricional. Renda. Composição familiar. Fezes, análise.

INTRODUÇÃO

As helmintoses intestinais, ao lado da inadequada ingestão de alimentos, têm sido consideradas, por alguns autores 8,11,12 como fatores primordiais na fisiopatologia da anemia e da desnutrição protéico-calórica. Debilitando a população e incapacitando o indivíduo para o bom desempenho de suas atividades físicas e intelectuais, as helmintoses constituem ainda um sério problema de saúde pública em nosso meio
(Mello e col.6, 1987).
Todavia, essa convicção, embora fortemente estabelecida no passado, é na atualidade objeto de cuidadosa revisão por parte de diversos autores que investigam o significado da ação dos parasitas na gênese das distrofias 1,2,3,5,12 .
O

Relacionados