2345667889999999

869 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

Para esclarecer o que é função inorgânica é importante conhecer a Teoria da dissociação
Iônica proposta pelo sueco Svante Arrheinius, é a BA se da classificação das funções inorgânicas principais.
Em 1884, Arrhenius realizou vários experimentos para explicar a condutividade de algumas soluções, descobriu que a condutividade elétrica das soluções dependia da existência de íons que eram os responsáveis por transportar a carga. Todas as soluções iônicas transportavam correntes elétricas porque os seus íons antes estavam em um aglomerado iônico, eram separados quando colocados em água. A esse fenômeno deu o nome de dissociação iônica.
Todo ácido de Arrhenius provém de um composto molecular que, na presença de água sofre ionização, liberando unicamente, na forma de cátions, o íons H+. O ânion que se forma tem carga igual ao número de H+ liberado por molécula.
As substâncias inorgânicas se dividem em quatro grandes grupos que são conhecidos como as funções da química inorgânica. São elas: ácidos, bases, óxidos e sais.
Com base na existência de íons nas soluções eletrolíticas, de acordo com a teoria da dissociação Arrhenius estabeleceu o conceito de ácido e base.
Ácidos: substâncias que dissolvidas em águas, se ionizam, liberando, na forma de cátions, exclusivamente íons H+.
Bases: substancias que dissolvidas em água, sofrem dissociação iônica, liberando, na forma de ânions, exclusivamente íons OH-

ÁCIDOS

Ácido é toda substância que em água produz o cátion H+. Quando um ácido entra em contato com a água se ioniza e libera H+ . Exemplos: HCl + H2O → H+ + Cl-HF + H2O → H+ + F-H2SO4 → H++ SO2-
Ácidos: São compostos covalentes que reagem com água (sofrem ionização), formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio, H3O1+ (ou, conforme o conceito original e que permanece até hoje para fins didáticos, o cátion H1+).
As principais características dos ácidos são:
Sabor azedo(em geral tóxicos e corrosivos)
Conduzem

Relacionados