234310340141

2309 palavras 10 páginas
Conhecendo Monet e o impressionismo
Érica Alves da Silva
Introdução
Estudar com os alunos a obra de um artista pode auxiliar no desenvolvimento do gosto pela arte e, principalmente, favorecer o reconhecimento das transformações nas técnicas e temáticas da arte, como meio de se compreender melhor os diferentes contextos históricos.
Neste caso, trabalhar com Monet permite uma reflexão maior sobre a produção artística no passado e no presente, de modo que o professor possa problematizar as transformações sofridas pela arte e pelo papel do crítico de arte.
Objetivos:
1) Reconhecimento da figura histórica de Monet.
2) Reconhecimento do impressionismo: suas técnicas, temáticas e historicidade.
3) Percepção do papel da crítica no passado e no presente.
4) Reconhecimento das possibilidades de uso da obra de arte para o conhecimento do passado.
Estratégias:
1) Leve à sala de aula réplicas de alguma das obras de Monet. Deixe que os alunos observem alguns minutos, depois peça que exprimam suas impressões e registre-as na lousa. Sugestão: usar a obra "Sol Nascente" talvez favoreça seu trabalho, já que é a partir dela que os críticos de arte passam a chamar Monet deimpressionista. Esse fato pode ser exposto aos alunos, tornando o contexto conhecido pelo grupo.
2) Pergunte se alguém conhece o nome do pintor e a época em que as obras que estão sendo apresentadas à classe foram feitas. Depois de perceber os conhecimentos prévios dos alunos, faça uma pequena explanação sobre o artista, em que local vivia, em que épocas pintou as diversas obras, etc. Nesse momento é fundamental explicar a importância do impressionismo e como suas características eram revolucionárias para a época. Para tanto, será preciso evidenciar os temas, a técnica e as cores usadas pelos artistas.
3) Leve réplicas de outras obras de arte e mostre-as para a sala, indicando apenas as datas em que foram produzidas. Durante tal exibição questione se a arte se modifica com o passar do tempo, ouça as

Relacionados