23335556

307 palavras 2 páginas
O texto “Primeira Metodologia”, de Elizabeth Teixeira, constitui um dos segmentos do livro “As três metodologias”. O livro introduz os universitários no meio acadêmico, tratando de assuntos como a construção do conhecimento e os requisitos exigidos em uma universidade de forma abrangente. O enfoque do texto de Teixeira está no ato da produção do conhecimento como princípio básico para a não estagnação de uma universidade. A autora é enfermeira e especialista em saúde pública, nascida no Rio de Janeiro. Concluiu seu mestrado em Educação na UERJ e realizou seu Pós-Doutorado em Sociologia em Portugal. O texto abordado retrata o processo de construção do saber, bem como as metodologias acadêmicas.
A respeito do conhecimento, a autora afirma que “sem questionamento sistemático crítico e criativo não há inovação” (p.20). A partir desse pressuposto, podemos deduzir que a reconstrução do conhecimento, assim como a investigação, abre novos horizontes e pontos de vista que, a meu ver, trazem à universidade o dinamismo necessário para se desenvolver ao invés de se manter estática. A autora aponta que “o conhecimento no mundo moderno vem sendo considerado como relevante e como oportunidade de desenvolvimento” (p.19). Penso que essa colocação retrata bem o aspecto de que o conhecimento e a educação são, sem dúvida, oportunidade para o desenvolvimento pessoal, visto que a intelectualidade vem sendo bastante relevada na sociedade moderna.
Devido à objetividade e da boa argumentação da autora, recomendo sua leitura principalmente para aqueles que estão adentrando no mundo acadêmico/científico. No entanto, o livro também é uma boa opção para aqueles que já foram iniciados cientificamente e querem se valer de mais informações a respeito da metodologia acadêmica.

Relacionados