2322123444455

382 palavras 2 páginas
Segundo SCALI (1997), a madeira traz em si a própria natureza: seus veios exibem as marcas da vida pulsante, as diversas cores e a percepção tátil nos remetem a uma sensação ancestral de aconchego. A estrutura de madeira se caracteriza pela ausência de pontes térmicas, que representam mais de 30% do desperdício de uma casa em alvenaria. Numa casa com estrutura de madeira, a justaposição de materiais que formam as paredes externas (placas de gesso, placas asfálticas, placas de madeira-cimento, pedras de revestimento etc.) e de materiais ditos “elásticos” (lãs e fibras isolantes) isolam totalmente os barulhos externos. A casa em madeira se situa na vanguarda dos sistemas de redução do consumo de energia.
Conforme STAMATO (2012), O Projeto de Estrutura de Madeira não é um custo a mais, pois seus resultados são economia de madeira e de mão de obra e segurança da estrutura, com a responsabilidade técnica assumida por um profissional especializado no assunto. É um projeto tão importante quanto o de fundações ou da estrutura de concreto, pois é a segurança do que você está ponto sobre a sua cabeça. Pela nossa experiência, a execução de uma estrutura com projeto reduz o consumo de madeira em até 30%, e ainda garante que a madeira utilizada está nos lugares corretos, pois muitas vezes vemos carpinteiros utilizando madeira em excesso em alguns pontos, mas insuficiente em outros, resultando em gasto extra de madeira mas com risco estrutural ao mesmo tempo.
De acordo com STAMATO (2012), qualquer espécie de madeira pode ser utilizada em uma estrutura, desde que o projeto estrutural seja desenvolvido considerando a classe de resistência na qual essa espécie se enquadra, conforme a Norma Brasileira ABNT NBR 7190:1997 “ Projeto de Estruturas de Madeira”. O não cumprimento das normas está no início, no fato de não ser feito projeto da estrutura de madeira. Sem projeto, o responsável pela obra pode ter como resultado duas situações: gastar mais material para compensar a

Relacionados