22897 31623 Sociologia AD

1987 palavras 8 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância Disciplina: Sociologia
Curso: Engenharia Civil
Professor: Tade Ane de Amorim
Nome do aluno:
Data: 12/08/2013

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Segundo Marx, a estrutura social decorre das condições de reprodução da vida material. Desta forma, estudando diversas civilizações e aplicando o método do materialismo histórico, o pensador alemão apontou a existência de modos de produção diversos como o comunismo primitivo, o Escravista, o Feudal, o Capitalista e o Socialista do qual surgiria em sua conseqüência, o Comunista.

A partir do exposto, pesquise na internet ou referenciais afins sobre sociedades capitalistas e socialistas que existem na atualidade. Escolha dois países que representem cada qual um dos modos de produção investigados e apresente um quadro comparativo entre eles e o Brasil, destacando os seguintes indicadores: PIB, Renda per capita, IDH, sistema de governo. (3,0 pontos)
Apresente as fontes utilizadas em sua pesquisa, realizando a referência de acordo com as normas dos Trabalhos Acadêmicos da UNISUL disponível em: http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca/servicos/orientacao-trabalhos-academicos
RESPOSTA 1:
Sociedade Capitalista define-se por ser uma organização de um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição pertencem a propriedade privada e com fins lucrativos, acumulando capital proveniente do trabalho do proletariado. Países com este perfil possuem uma estrutura industrial completa, além de uma tecnologia avançada, e sua população urbana é maior que a rural.
Hoje, abrange cerca de 16% da população mundial, como: Canadá, Japão, Austrália, Estados Unidos, Israel, Brasil, etc.
O Socialismo baseia-se no

Relacionados