226469336449

339 palavras 2 páginas
-------------------------------------------------
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS – 1º. SEMESTRE
-------------------------------------------------
INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL

LISTA DE EXERCÍCIOS – 08/Abril/13

Nomes: ____________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

1. Porque o comércio internacional é importante? 2. Explique, através das teorias do comércio internacional, desenvolvidas por Adam Smith e David Ricardo nos séculos XVIII e XIX, as trocas comerciais que ocorrerão entre os países no exemplo a seguir:

Os trabalhadores de um país A podem produzir um litro de vinho com 8 horas de trabalho e um quilo de queijo em 4 horas. Em contrapartida, os trabalhadores do país B consegem produzir um litro de vinho em 2 horas e um quilo de queijo em 5horas de trabalho.

3. Qual o conceito de globalização? 4. Cite e explique duas vantagens e riscos da globalização. 5. Explique o que são medidas protecionistas, cite três delas explicando-as. 6. Quais são os argumentos favoráveis à utilização de medidas protecionistas? 7. O que é livre comércio? Cite três pontos favoráveis ao livre comércio. 8. Considerar um país pequeno, que em condições de equilíbrio sob autarquia, produz uma quantidade Qo de um determinado bem a um preço Pa. Represente graficamente os ganhos com o livre-comércio quando esse país se abre para o comércio internacional. a) Represente graficamente sua resposta b) Qual quantidade produzida deste bem internamente? c) Qual a quantidade importada deste bem? d) Quais são os ganhos para o consumidor, produtor e efeito líquido de bem- estar?

9. Explique o conceito de integração econômica. 10. Por que os países estão se organizando em blocos econômicos? 11. Quais são as fases de integração econômica? Explique. 12. Como

Relacionados