2258473

991 palavras 4 páginas
Relatório de Estágio Supervisionado em Serviço Social

INTRODUÇÃO
Este relatório trata-se de apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular, que foram devidamente acompanhadas pela da disciplina Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social. O estágio é um espaço privilegiado para o contato direto com os usuários e a Política de assistência social, visto que constitui um momento de ampliação dos conhecimentos e apreensão das técnicas necessárias ao profissional que necessita de extenso arcabouço teórico para decifrar e entender as entrelinhas das demandas e necessidades emanadas diariamente, rementindo sempre ao efetivo encaminhamento baseado nos princípios éticos da profissão, bem como, aos direitos dos usuários. A experiência de estágio é um momento de grandes expectativas, pois nela podemos observar e analisar a prática.

Neste relatório Visei também o sistema público de saúde brasileiro dentro da politica de saúde mental que é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. A crise do sistema de saúde no Brasil está presente no nosso dia a dia podendo ser constatada através de fatos amplamente conhecidos dentro do CAPS. O mesmo é o principal serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e abrange desde o simples atendimento laboratorial ate o tratamento e acompanhamento diário do usuário, garantindo assim sua reinserção dentro da sociedade e permitindo um bom desenvolvimento com seus familiares, pois, o seu funcionar adequadamente a fim de que cumpra o papel a ele destinado dentro da Política Nacional de Saúde Mental.
1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

1.1 A expressão da questão social e a política pública objeto da instituição

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Itaporanga é um dos serviços substitutivos propostos pela Reforma Psiquiátrica Brasileira, que visou a substituição do modelo hospitalocêntrico de atenção por uma rede de atendimento integral à saúde mental,

Relacionados