225075530191

680 palavras 3 páginas
Os Governos das Décadas de 50 e 60 Disciplina: História Profª Aline Maia
O fim da Era Vargas
Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954) foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos.
Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.
Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que marcou : "Deixo a vida para entrar na História."
Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil.
Realizações de Getúlio Vargas
Criou a Justiça do Trabalho (1939)
Instituiu o salário mínimo
Carteira profissional,
Semana de trabalho de 48 horas
Férias remuneradas
Criou a ELETROBRAS
Criou a PETROBRAS
Investiu na Vale do Rio Doce
Criou o IBGE ( Instituto brasileiro de Geografia e estatística)
Criou o BNDE Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico

Atentado a Carlos Lacerda
Lacerda foi o pivô do suicídio do presidente Getúlio Vargas.
O Atentado da Rua Tonelero é o nome dado à tentativa de assassinato cometida contra o jornalista e político Carlos Lacerda , ocorrida na madrugada do dia 5 de agosto de 1954 em frente à sua residência no número 180 da Rua Tonelero em Copacabana , Rio de Janeiro .
Café Filho
(1964-1965)
Substituiu Vargas após o seu suicídio.
Garantiu estabilidade política no país;
Assegurou as eleições de 1954
Governo JK
Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior êxito e também foi atravez do seu governo que entrou no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo, Ford, Volkswagen, Willys e GM (General Motors).
Estas indústrias instalaram suas filiais na região sudeste do Brasil, principalmente, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e ABC (Santo André, São Caetano e São

Relacionados