22414524582136

804 palavras 4 páginas
Relatório de Física
Resumo:
A realização do experimento de força de atrito estático e dinâmico é feito com massas e superfícies, onde encontramos os valores da força de atrito estático e dinâmico entre um corpo e uma superfície através da utilização de um dinamômetro, que logo após foram transformados em Newton, com a finalidade de encontrar a força normal.
Introdução
A força de atrito é a relação de contato entre duas superfícies que estejam em contato, o atrito se dá pela força natural que atua sobre os corpos quando estão em contato com outros corpos, o que cria pontos de aderência entre os corpos, sendo que, quanto maior for a força Normal (reação de uma superfície em relação a força peso da outra), maior será a força de atrito.
Figura [ 1 ]
Em uma superfície muito rugosa a força de atrito tende a ser maior por ter muitos pontos de aderência entre os corpos. (Figura 1)
Podemos matematicamente calcular essa força a partir da seguinte equação.

(Mi= palavra de origem grega) é o coeficiente de atrito (definido de acordo com a rugosidade da superfície do corpo sobre ela) e a FN (força normal) é a forçar de reação da superfície emOnde relação ao peso do corpo sobre ela. Podemos ver melhor essa relação esboçada na figura 2.

Figura [ 2 ]
Objetivo:
O objetivo desta experiência é encontrar a força necessária para definir as forças de atrito estático, que é a força máxima de reação exercida pela superfície de um corpo que impede que o outro se deslize. Também estudamos a força de atrito dinâmica que é a força necessária para o movimento de uma massa sobre uma superfície “vencendo” a força de atrito estática

Materiais:
Balança (Figura 3).

Figura [ 3 ]
Massas (Figura 4).

Figura [ 4 ]
Bloco de madeira (Figura 5).

Figura [ 5 ]
Dinamômetro (Figura 6).

Figura [ 6 ]
Descrição:
Primeiramente realizamos a pesagem das massas e do bloco, após este procedimento montamos combinações com estas massas, somando-as com o bloco para

Relacionados