2234556677867876

8426 palavras 34 páginas
ORGÃOS CERTIFICADORES
INTRODUÇÃO

Os Órgãos certificadores são os responsáveis por recomendar o certificado de qualidade (leia mais sobre as certificações da série ISO em outras páginas do OBrasill.com), dando direito à empresa auditada e aprovada para usar o logotipo do órgão certificador. Os órgãos certificadores também realizam auditorias de manutenção nas empresas interessadas na certificação.

Entre os órgãos certificadores está a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Fundada em 1940, a ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Os certificadores, por sua vez, devem passar por auditoria e aprovação dos órgãos acreditadores. Cada país possui um órgão acreditador, que devem ser auditadas e aprovadas pela ISO (International Organization for Standardization).

No Brasil, o órgão acreditador da ISO é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). O Inmetro foi fundado em 1973, com uma missão institucional de fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

COMO TER A CERTIFICAÇÃO

Em primeiro lugar, a empresa precisa adquirir a brochura ou arquivo eletrônico que contém as normas a serem seguidas para obter a certificação. Em seguida, deve adotá-las na empresa e contratar uma certificadora independente que dirá se, de fato, os padrões estão sendo aplicados corretamente. Após esse processo a empresa será considerada certificada.

Obtenção das normas: A norma OHSAS 18001 está contida em uma brochura impressa vendida no site do QSP (Centro de Qualidade, Segurança e Produtividade) a R$ 290. Depois de confirmado o pagamento, a publicação costuma chegar ao endereço de destino em até 48 horas. As normas ISO 9001, ISO 14001 e ABNT 16001 custam, em média, R$ 100 cada e estão disponíveis em uma brochura

Relacionados