2212252

1721 palavras 7 páginas
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
Aula 01 - O mito

1.1 – Conceito:

Etimológico: do grego, mythos = falar, contar, narrar, anunciar... Cultural: mito é uma narrativa de forte cunho religioso proferida por uma autoridade religiosa (poeta-rapsodo, escolhido dos deuses. Sua palavra é sagrada porque vem de uma revelação divina);
É a primeira leitura da realidade feita pelo homem. É a primeira forma de dar significado ao mundo.

1.2 – Características

Mágico: O pensamento mítico está ligado à magia, ao desejo que as coisas aconteçam de um determinado modo. É a partir disso que se desenvolvem os rituais como meios de propiciar os acontecimentos desejados.
Dogmático: o mito se apresenta como verdade que não precisa ser provada e que não admite contestação. A sua aceitação vem da crença. Não é uma aceitação racional.
Coletivo: o grupo existe antes do indivíduo e é só através dele que os sujeitos individuais se reconhecem. Explicando melhor, o sujeito só tem consciência, ele só se conhece como integrante de um grupo. É através do reconhecimento dos outros que o indivíduo se afirma socialmente. Nesse sentido, ele pode ser expulso simbolicamente quando lhe falta o reconhecimento dos demais integrantes do grupo.

1.3 – Funções do mito.

Acomodar e tranqüilizar a consciência em face do desconhecido;
Fixar modelos exemplares de todas as atividades humanas. Desse modo, o ritual “atualiza”, isto é torna atual o acontecimento sagrado que teve lugar no passado mítico.

1.4 – O mito hoje.

O pensamento racional grego e o científico renascentista do século XIV, não condenaram à morte o modo mítico do homem de se situar no mundo.
O homem não é só razão, mas é, também, afetividade, emoção. A ciência não oferece a única interpretação do real.
Negar o mito é negar uma das formas fundamentais da existência humana.
Fundada no desejo de segurança, a imaginação cria histórias exemplares que nos tranqüilizam e nos guiam no dia-a-dia.
As manifestações míticas, hoje,

Relacionados