220190187

1316 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho temos como base o projeto Histórias de Sucesso do Sebrae, “MINHA TERRA TEM PALMEIRAS”, onde encontraremos a pesquisa de plantas medicinais com ênfase na criação de medicamentos para curar doenças, fabricar cosméticos, organização, distribuição de medicamentos e comercialização dos mesmos. Com sede o Município de Lago do Junco no Maranhão, contou com a parceria da Prefeitura Municipal, a Paróquia São José e lideranças locais para a criação do Horto e da Farmácia Fitoterápica, em 1.999.
Este projeto visa a melhoria da qualidade de vida da população mais pobre do município do Lago do Junco, utilizando as parcerias e aproveitando a flora local para alavancar a economia, transformando moradores rurais em lideres de cooperativa, orientandos, informados, e capacitados.

“ A idéia é aproveitar a diversidade da flora local e estimular o cultivo de plantas medicinais que, de certa forma, já é uma pratica da região, e já faz parte da cultura local. É possível, a médio prazo, produzir o suficiente para exportar o excedente que não for assimilado pelo mercado local”, (NASCIMENTO,Edimar, consultor do Sebrae).

2 DESENVOLVIMENTO

O Município de Lago do Junco foi emancipado em 26 de outubro de 1.961, foi desmembrado do município de Ipixuna - região dos cocais – micro região do Médio Mearim, situado a 315 km da capital São Luiz Gonzaga. Conforme pesquisa do IBGE em 2000, sua população era de 9.211 pessoas, sendo que 6.102 viviam na zona rural, apresentando assim indicadores socioeconômicos inferiores aos de outros municípios. Seu nome teve origem pela existência de um lago na região, onde se encontrava grande quantidade de capim, chamado “Junco”.
A palmeira de babaçu é sua vegetação predominante, estendia-se por toda região, mas com expansão da pecuária viu-se ameaçada, existe um grupo de mulheres as “quebradeiras de coco”, que são responsáveis pela geração de renda da população mais carente, foram responsáveis pela sanção da lei

Relacionados