220188263 rugosimetro

1520 palavras 7 páginas
3

Introdução
Os primeiros estudos relativos à medição de superfície iniciaram entre as décadas de
20 e 30 (SHAFFER, 1998; STOUT, 1997 citado por BET, 1999). No início dos anos 30 foram desenvolvidos os primeiros equipamentos de medição de estado de superfície (SHOUT, 1995 citado por BET, 1999). A partir daí desenvolveram-se diversos equipamentos e métodos de medição de estado de superfície.
Inicialmente, o Rugosimetro destinava-se somente à avaliação da rugosidade ou textura primária. Com o tempo, apareceram os critérios para avaliação da textura secundária, ou seja, a ondulação, e muitos aparelhos evoluíram para essa nova tecnologia. Mesmo assim, por comodidade, conservou-se o nome genérico de Rugosimetro também para esses aparelhos que, além de rugosidade, medem a ondulação.
Para medição de superfície foram desenvolvidos inicialmente aparelhos para metais.
Com a demanda crescente por outros materiais e a exigência do mercado na busca de um produto de melhor qualidade, surgiu a necessidade de medição do estado de superfície para esses tipos de materiais.
Rugosímetro
O Rugosímetro é um aparelho eletrônico amplamente empregado na indústria para verificação de superfície de peças e ferramentas (rugosidade). O Rugosímetro assegura um alto padrão de qualidade nas medições e destina-se à análise dos problemas relacionados à rugosidade de superfícies, o aparelho pode ser classificado em dois grandes grupos: Aparelhos que fornecem a leitura dos parâmetros de rugosidade (que pode ser analógico e digital) e
Aparelhos que, além da leitura, permitem o registro em papel do perfil efetivo da superfície.
Os primeiros são mais empregados em linhas de produção, enquanto os segundos têm mais uso nos laboratórios, pois também apresentam um gráfico que é importante para uma análise mais profunda da textura superficial.
Os aparelhos para avaliação da textura superficial são compostos das seguintes partes:
Apalpador – também chamado de “pick-up”, desliza sobre a superfície que será

Relacionados