216487134

300 palavras 2 páginas
A transformação causada pelas organizações Durante os capítulos que integram a obra a "Organização moderna (Giddens, Anthony, Edição: 4, Porto Alegre. Artmed 2005)", podemos ver que seus textos define respectivamente as organizações modernas, teorias da organização, o gênero e as organizações, e ultrapassando os limites da burocracia. Antes de desenvolver sobre cada capítulo, esclareço que para Zanelli (2008) "organização é um sistema orientado, em essências, para o alcance de objetivos comuns, ele acrescenta exemplos, como: fábricas, escritórios de serviços, hospitais, escolas, organizações militares, igrejas, clubes de recreação, sindicatos, associações de bairro" entre outros. No interior da leitura em que produzir, pude, assim como o autor, enfatizar sobre o parto, que em tempos passados a maioria das mulheres, tinha seu parto dirigido por parteiras, dentro de sua própria casa, de maneira que a mesma fosse qualificada, ela precisava ser " forte, robusta, ágil, cortês, sem defeitos físicos e ter mãos longas e flexíveis", deveria também ser, "virtuosa, prudente, ter boa conduta e hábitos regulares", assim exemplifica Gellis, (1991). Já em tempos atuais as parteiras não mais existe, da mesma forma que antigamente, o nascimento é controlado e monitorado por profissionais dos hospitais.
A globalização, a modernidade, a organização nos prende, fazendo com que sejamos totalmente dependentes. Sua influencia é claro no nosso dia a dia. Anthony escreve perfeitamente sobre esse fato, "atualmente as organizações desempenham um papel bem mais importante em nosso cotidiano do que jamais se verificou anteriormente. Além de nos colocarem ao mundo, elas também observam nosso progresso através dele, e nos atentem quando o deixamos ao morrermos".
Max Weber foi o primeiro há avultar sobre a organização moderna. A organização tem tendência de nos coordenar, influenciando a nossa produtividade,através do tempo e espaço, nos levando à impor controle, regras, sobre

Relacionados