215341410141

2411 palavras 10 páginas
Resumo Conceitos de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas:
Introdução:
Um domínio dos conceitos básicos da Contabilidade e uma análise das suas características são fundamentais para o desenvolvimento da Teoria Contábil. O desenvolvimento das técnicas de identificação e mensuração dos itens dos relatórios contábeis contribui para o aperfeiçoamento do seu uso.
O processo de tomada de decisões financeiras exige o conhecimento de valores econômicos apropriados, o que torna-se cada vez mais demandado pelos usuários de Contabilidade.
O estudo da Teoria da Contabilidade torna-se importante não apenas para pesquisadores e acadêmicos, mas também para aqueles cuja atuação profissional encontra-se relacionada à Contabilidade.
Adicionalmente investiga se existe relação entre o conceito percebido e o tipo de instituição de ensino, classificado como privada ou pública. A importância exercida pela Contabilidade nas organizações e os efeitos decorrentes do ensino da Teoria da Contabilidade sobre as praticas de profissionais ajudam a reforçar a importância do presente estudo.
Referencial Teórico:
Indícibus (2009) classifica o conceito de ativo como o núcleo fundamental da Teoria da Contábil se encontraria em plena discussão. Ao conceito de ativo e à sua mensuração, importante mais nem sempre compreendido pelos estudantes na área de Ciências Contábeis. O conceito de ativo é apresentado como as aplicações de recursos de uma empresa.
O conceito de ativos é de utilidade para a definição de outros importantes termos como receitas, despesas, passivos, perdas e ganhos.
De acordo com Hendriksen e Van Breda (2007), os ativos são, na sua essência reservas de benefícios futuros. A principal característica, relativa à capacidade de prestar benefícios futuros é conceituada por Iudícibus (2009), para quem sua características fundamental seria a capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os controla individual ou conjuntamente com outros ativos e

Relacionados