214231

561 palavras 3 páginas
o objetivo central da contabilidade precisa ser a plena satisfação das necessidades de cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente.Os objetivos da Contabilidade, portanto, devem ser aderentes àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório. Não terá qualquer sentido ou razão se a contabilidade for uma disciplina "neutra", que se contente apenas em perseguir sem questionar uma verdade literal.
Os usuários da Contabilidade são as pessoas que tenham interesse na avaliação da situação patrimonial da entidade. São, por exemplo, os acionistas de uma empresa que querem saber se ela está dando lucro ou prejuízo. São as instituições financeiras que desejam avaliar o patrimônio da entidade para saber se lhe concedem ou não um empréstimo. São os administradores da entidade, que desejam saber como se comporta o desenvolvimento das atividades da empresa e qual o resultado que está advindo das mesmas. É o fisco, que também se interessa pelo resultado da pessoa jurídica, para lançar os impostos sobre ele incidentes.
Bens -Tudo aquilo que uma empres possui que possui valor venal,seja ele para uso na propria empresa ou para vendas em forma de lucros.
Ex: imovel,automovel,cadeira,mesa,computador...
Direitos -Tudo aquilo que a empresa possui a receber com seus terceiros.Normalmente vira acompanhado da expressão á receber mas cuidado não todos.
Ex: Duplicatas á receber ,promissorias á receber, etc..
Obrigações -Tudo aquilo que a empresa tem a pagar.
Ex: Fornecedores, duplicatas a pagar, promissorias a pagar, Funcionarios,etc.
Capital proprio - è tambem conhecido Patrimonio Liquido, este é conhecido como o primeiro invetimento .São os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou

Relacionados

  • Lei de Drogas
    2472 palavras | 10 páginas
  • Júlio César
    4710 palavras | 19 páginas