213631460167

5064 palavras 21 páginas
PESQUISA DE CLIMA Etapa 1 – Obtenção de apoio e aprovação para a realização da pesquisa
O primeiro passo na realização de uma pesquisa de clima é descobrir o porte da empresa, o seu modelo de administração, as variáveis organizacionais e seu estilo de liderança: se é autoritária, democrática, delega funções e dispõe liberdade para seus funcionários, ou então promove mudanças e desenvolve seguidores , a primeira entrevista deve ser com o maior interessado da organização na realização dessa pesquisa. Normalmente este interessado é o gerente de recursos humanos, ou alguém do departamento pessoal.
O objetivo desta primeira entrevista é exatamente identificar as questões levantadas, buscando avaliar que tipo de pesquisa será realizada, e qual o real interesse da organização.
Para isso, é importante conseguir o apoio, aprovação e comprometimento do alto escalão da empresa para ter segurança que o processo inteiro da pesquisa seja bem executado. Esta entrevista será definitivamente mais desafiadora que a anterior, já que normalmente o alto escalão das organizações já enxerga os recursos humanos como mais um custo para a organização, e compreendem que um processo de avaliação do clima organizacional trará custos para a empresa, seja na realização da pesquisa (material, serviços, etc ...), assim como o tempo que será destacado de todos os funcionários da empresa.

Etapa 2 – Definir objetivos da empresa e seu planejamento
Deve-se buscar identificar o que a empresa propõe, quais seus objetivos em relação aos resultados da pesquisa, que público-alvo ela pretende atingir (quem será pesquisado), quem aplicará a pesquisa, e quem será responsável por todo o processo.
Alguns objetivos que podem vir a ser apresentados pela empresa:
- avaliar a satisfação dos funcionários em relação à empresa;
- determinar o grau de abertura da empresa para a implementação das mudanças;
- avaliar o grau de satisfação dos funcionários decorrente do impacto de alguma mudança (uma segunda

Relacionados