213456789

2475 palavras 10 páginas
TRABALHO DE ECONOMIA 1 – REVISÃO CONTEÚDO
Data: 12/05/2011

1. Considera-se hoje a capacidade de desenvolvimento de um país diretamente relacionada com a disponibilidade e qualidade de seus fatores produtivos. Qual o conceito de fator produtivo? Cite e defina cada um deles.
São elementos utilizados no processo de fabricação dos mais variados tipos de bens ou serviços, para a satisfação das necessidades. Os fatores a que definem o fator produtivo são: * Mão- de- Obra; onde todo esforço humano físico ou mental, é um trabalho no sentido econômico do serviço prestado por trabalhadores em geral.
* Recursos naturais; São reservas naturais na qual constitui a base sobre a qual se exercem as atividades dos demais recursos. Compreende as florestas, recursos minerais, hídricos e etc.
* Capitais ou Bem de Capital; É o conjunto de riquezas acumuladas pela sociedade destinadas à produção de novas riquezas.

2. Segundo a definição clássica, a economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade. Quais os principais pontos que você, como administrador, consideraria na produção de bens de consumo e serviços, considerando esta definição?
Como administradores deveremos utilizar do recurso que a empresa nos fornece, mesmo que este seja escasso, para geral um retorno satisfatório aos interessados, ou seja gerar lucro. E para que o aumento de lucros seja alcançado é necessário realizar uma pesquisa da demanda do mercado, para que assim se saiba quais as necessidades do consumidor alvo. Através disso chega-se a conclusão qual o tipo de bem ou serviço que possa adquirir, o preço do bem e de outros bens, a sua renda e seus hábitos e preferências.

3. O que são bens de consumo? Para o que eles servem e como se classificam?
Bem é tudo aquilo capaz de atender uma necessidade humana. Classificando-se em:
* Bens econômicos; caracterizam-se pela

Relacionados

  • Questoes Concurso Petrobras
    66092 palavras | 265 páginas
  • Aritm tica dos n meros inteiros Paterlini
    96017 palavras | 385 páginas