212285830116

1095 palavras 5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ELAINE DE FÁTIMA SWAZAKI

Educação escolar para a prática social.

Uberlândia - 2012

ELAINE DE FÁTIMA SAWAZAKI

EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A PRÁTICA SOCIAL.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação I, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala:

Uberlândia - 2012
Introdução
A escola é um dos principais meios para a educação formal, cumprindo função preponderante no processo de humanização e formação dos homens. Essa formação inclui desenvolvimento intelectual, formação ética e política e preparação para a vida social. A educação possui grande responsabilidade nesse processo de humanização do homem, pois a personalidade humana encontra grande parte de seus moldes na educação. Assim, pretendemos neste trabalho enfatizar a importância da educação escolar na vida dos indivíduos, enfatizando a atuação do professor e das práticas pedagógicas focadas na realidade do aluno. Apresentaremos como a sociedade e o Estado podem contribuir para a formação de cidadãos críticos e competentes, valorizando-se a Educação em sua importância e a função do professor em suas particularidades.

1 – Práticas sociais e práticas escolares. A escola, por ser uma das instituições mais chamadas a acompanhar as transformações ocorridas em toda a sociedade, é um produto das relações do homem em todos os aspectos da vida. Essa relação de interdependência nos leva a atribuir à escola importância essencial para a sociedade de forma geral. Ela não é apenas um produto das relações sociais, mas é instrumento chave para a transformação

Relacionados