211626 QUESTAO Crase

2286 palavras 10 páginas
1. (G1 - utfpr 2014) RELÍQUIAS EM EXPOSIÇÃO

Fora os traços arquitetônicos que remetem ao passado, a Fazenda São Francisco conta com uma sala de memória, recheada de relíquias do século 19. São documentos, fotos e objetos do período, como as fronhas de linho bordado que a Princesa Isabel usou em sua visita à região em 1872. No ano passado, o espaço ganhou um anexo, o Museu Armando Vianna, com mais de 40 trabalhos do artista carioca entre pinturas, desenhos e fotografias.

(AZUL Magazine, ed.01, maio 2013, p. 50)

Reescrevendo o trecho negritado, mantém-se o uso da crase substituindo a palavra “região” por:

I. local.
II. cidade.
III. fazenda.
IV. museu.
V. espaço.

Estão corretos os itens:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) IV e V.
e) I e IV. 2. (Acafe 2014) A alternativa em que o texto está adequado às normas da língua portuguesa escrita padrão é:
a) Chegam a ser tão fúteis e cômicas tais ideias “reformistas” que ninguém as leva a sério. A aplicabilidade delas na universidade poderia servir, igualmente, com ligeiras modificações, para a nomeação de cargos do judiciário, das forças armadas e, até mesmo, de empresas públicas. A proposta é tão absurda que nem merece ser comentada.
b) Chega a ser tão fúteis e cômicas tais ideias “reformistas” que ninguém as leva a sério, já que a aplicabilidade das mesmas na universidade poderia servir de modelo, com ligeiras modificações, na nomeação de cargos do judiciário, das Forças Armadas e até mesmo de empresas públicas, proposta tão absurda que nem merece ser comentada.
c) Chegam a ser tão fúteis e cômicas tais ideias “reformistas” que ninguém as levam à sério, uma vez que sua aplicabilidade nas universidades serviria de modelo, com ligeiras modificações, para a aplicação na nomeação de cargos do judiciário, das Forças Armadas e, até mesmo, de empresas públicas. Trata-se de proposta tão absurda que nem merece ser comentada.
d) Chega a ser tão fútil e cômica tais ideias “reformistas” que

Relacionados