2101051801/67

2151 palavras 9 páginas
MENTE E CORPO: INTELIGÊNCIA DO MOVIMENTO

As relações entre mente e corpo.
Que exercícios traz benefícios para o corpo e saúde todos já sabem, mas o que está por trás de todos os nossos movimentos? O que acontece com o nosso cérebro para aprendermos novos movimentos? E como pensamentos e crenças influenciam o sucesso nos esportes e em outras atividades de nossa vida? Enfim, veja como mente e corpo podem influenciar um ao outro.
A MENTE
O poder da imaginação.
Coordenar movimentos complexos e velozes está entre os feitos notáveis de que o cérebro é capaz. Muitas vezes nem são necessários anos de treinamento: basta a força da visualização.
Para entender como os seres humanos coordenam os movimentos precisa, antes de tudo, compreender de que forma o sistema nervoso contrai e distende os músculos certos no momento decisivo. Assim rezava a doutrina tradicional dos fisiologistas do movimento. Mas como explicar, por exemplo, que uma pessoa com doença de Parkinson que, apesar de andar com dificuldade, seja capaz de dançar bem? Segue uma reportagem da revista Mente e Cérebro para ilustrar:
É o caso de Sofia. Quando lhe perguntei como se via ao caminhar, ela disse: “Ponho um pé diante do outro e fico atenta para ver se funciona ou não”. “E ao dançar”, acrescentei. “Ah, então eu voo!”, respondeu. (MENTE E CÉREBRO, 2014, p.14).
Se, contudo, a experiência de Sofia admite generalização, a explicação tradicional decerto revela-se insuficiente. Está claro que também a maneira como imaginamos mentalmente um movimento exerce enorme influência sobre sua execução real.
A ênfase tradicional nos aspectos motores do controle do movimento – comandos neuronais dirigidos aos músculos, por exemplo – poderia, assim, estar equivocada. São antes conteúdos mentais que parecem balizar diretamente os movimentos. Isso é notável porque o cérebro poderia, portanto, se valer dessa capacidade de forma generalizada nos movimentos intencionais, sem depender de padrões fixos.
Tal balizamento

Relacionados